Plataforma funciona como uma rede social estimulando o serviço voluntário
Na manhã do dia 14/03, a CAMPERJ e a Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (COGEPDPH/MPRJ) lançaram oficialmente, no edifício-sede do MPRJ, o Programa Abraça CAMPERJ, voltado ao trabalho voluntário. O evento foi transmitido ao vivo para os integrantes do MPRJ por meio do portal na Intranet.
Na abertura, a Dra. Patrícia Carvão, Coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana do MPRJ, apresentou um panorama sobre a Rede de Voluntariado do MPRJ (RV-MPRJ) e a regulamentação da Resolução nº 2.485, que possui o objetivo de organizar a participação e estimular a execução de serviço voluntário no âmbito interno do MPRJ bem como em prol de entidades e projetos selecionados e cadastrados, para fins de apoio a atividades institucionais.
Em seguida, o Presidente da CAMPERJ, Dr. Eduardo da Silva Lima Neto, de forma virtual, deu as boas-vindas e explicou a importância e a necessidade do desenvolvimento do trabalho voluntário em prol da sociedade. “O serviço voluntário guarda em sua essência, a solidariedade humana e a alteridade, que são dois requisitos essenciais para a humanidade e a vida em conjunto. Que tanto a CAMPERJ quanto o MPRJ possam oferecer essa grande oportunidade de dedicarmos um pouco de nós em benefício do outro”, pontuou.
Logo após, Claudia Simões, Superintendente da CAMPERJ, contextualizou, em sua fala, os objetivos que fomentaram a criação do Projeto e como ele pode ser um grande incentivador para o crescimento do voluntariado. “Nosso principal objetivo com a criação do projeto foi disseminar a cultura do voluntariado e enfatizar a importância da CAMPERJ em exercer seu papel como empresa cidadã, atuando como um elo entre pessoas que precisam de ajuda e indivíduos que desejam ajudar o outro”, explicou a superintendente, que também explicou os mecanismos da plataforma Abraça CAMPERJ (clique aqui e conheça), que funciona como uma grande rede social. Claudia Simões também revelou o entusiasmo da CAMPERJ no projeto e envolvimento e o empenho entre os membros do MPRJ. “Nos sentimos muito honrados e lisonjeados em participar da construção deste belo projeto que acreditamos muito. Agora, com o apoio do MPRJ, estamos ainda mais confiantes, pois entendemos que ganhará muito mais força com o engajamento dos participantes”, concluiu.
Dando continuidade ao evento, Dra. Cristiane Branquinho, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso parabenizou a iniciativa e o envolvimento da CAMPERJ em um tema tão importante e estimulante. “Vejo o quanto o trabalho voluntário é extremamente gratificante pois soma não somente para os que recebem, mas também para os que participam. Na maioria das vezes, o mais importante não é a doação em dinheiro e bens materiais, mas sim, a doação de tempo e percepção e olhar do outro que faz a diferença, o que é enriquecedor e representa muito na vida das pessoas” enfatizou.
Representando a CAMPERJ, além da Superintendente Claudia Simões, também estiveram no local o Coordenador de Recursos Humanos, Marcio Guilherme; o Gerente Administrativo e Financeiro, Roberto do Souto e o Gerente de Comunicação, Marcos Araújo. O evento ainda contou com presença da porta-voz do Centro de Valorização da Vida – CVV, Maria das Graças Araújo, que fez uma breve apresentação sobre a instituição que completou 61 anos de existência, e do diretor executivo do Instituto Dara, José Land, que reforçou a importância do trabalho voluntário para a construção de uma sociedade mais justa.